O Instituto de Criminalística do Piauí avança para conclusão de exames que vão confirmar ou descartar o envenenamento coletivo de uma família em Parnaíba, no litoral do Piauí, no primeiro almoço do ano novo. Das nove pessoas intoxicadas, quatro tiveram alta, duas seguem internadas e três morreram. No organismo de um dos mortos foi encontrado terbufós, substância tóxica utilizada como inseticida.
A perícia encontrou o veneno no arroz consumido pela família e que havia sido preparado e consumido durante a noite do dia 31 de dezembro. A mesma alimentação foi usada como refeição no dia 01 de janeiro, quando a família passou mal. O trabalho pericial indicou que o inseticida foi colocado na comida apenas no almoço.
“Cientificamente, o veneno dá reações até 1 hora após a alimentação, começa nesse prazo e depois vai só aumentando. Geralmente, em até 4 horas se estabeleceu o que já tinha que se estabelecer. Foi no mesmo dia […] estamos fazendo o exame de todos. Coletamos o sangue de todos ainda no hospital, inclusive dos que morreram. Como o alimento que todos comeram já estão positivos, e o sinais e sintomas eram semelhantes, é razoável pensar, epidemiologicamente, que todos tenham aquilo”, explica Nunes.
Diante da constatação do veneno na comida, a Polícia Civil investiga o caso como crime, mas ainda não revelou possíveis suspeitos.
fonte: cidadeverde.com