Quase todo o estado deverá ser afetado por algum dos fenômenos entre esta segunda (9) e a próxima quarta-feira (11).
O Piauí deverá registrar, entre esta segunda (9) e a próxima quarta-feira (11), vendavais e umidade relativa do ar menor ou igual à do deserto do Saara, segundo avisos meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A umidade deve ficar abaixo de 12% em 18 cidades do Centro-Norte, Sudoeste e Sudeste. Em uma maior porção das regiões citadas, os índices devem ficar um pouco maiores, entre 20% e 12%.
Outra grande parte do estado terá variação entre 30% e 20% (veja mapa abaixo). A previsão vai até a noite desta segunda, podendo ser renovada pelos próximos dias.
próximos dias.
Vendavais e umidade menor ou igual à do deserto do Saara — Foto: Inmet
Os índices são considerados críticos, pois oferecem riscos à saúde. Alguns sintomas frequentes são tosse, desconforto para respirar, garganta seca, sangramento nasal e obstrução das vias respiratórias.
Há ainda a possibilidade de incêndios florestais, que prejudicam a flora e a fauna, prejudicam o solo, poluem as águas e o ar, além de contribuírem para o agravamento do aquecimento global.
Pensando nisso, o Inmet orienta que a população nessas cidades beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Em caso de emergências, a recomendação é procurar a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Vendavais
Parte do Sudeste, Sudoeste, Centro-Norte e Norte do Piauí terá vento variando entre 40 km/h e 60 km/h. No litoral, haverá intensificação dos ventos. A previsão vai até quarta-feira (11). Veja as regiões afetadas abaixo:
Vendavais em Parte do Piauí — Foto: Inmet
Fonte: G1