O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) conquistou a primeira colocação no Prêmio Inovação do Poder Judiciário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O anúncio do resultado ocorreu na manhã desta sexta-feira (13), durante o encerramento do 4º Fest Lab (Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade), realizado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
O projeto premiado foi implantado este ano e é uma iniciativa inovadora de compartilhar a frota de veículos entre os tribunais (TRE, Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT22). A ideia é reduzir custos, otimizar o uso dos veículos e contribuir para a redução dos gases poluentes.
Presentes à cerimônia estavam o juiz Thiago Aleluia Ferreira, da 27ª Zona Eleitoral do Piauí de Luzilândia e a servidora Ana Beatriz Gori Sampaio, integrantes do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – LIODS do TRE-PI.
“Temos aqui um fluxo simples e eficiente. Toda vez que um tribunal desejar realizar um transporte, primeiro ele consulta o calendário de transporte de outros tribunais, os tribunais parceiros, existindo ali a possibilidade de um transporte, a gente registra a vaga e aceitando o tribunal requerido, e é feita a comunicação e é realizado o transporte de maneira compartilhada. A ideia, portanto, é uma carona institucionalizada, buscando um sistema de justiça cada vez mais eficiente e também sustentável”, afirmou o juiz ressaltando a parceria com o TJ/PI e o TRT.
Foto: Ascom/CNJ
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, parabenizou a equipe do projeto e disse que uma ideia simples tem repercussão tanto nos custos dos tribunais como ao meio ambiente.
“Às vezes uma ideia simples, sem uso da tecnologia, é uma inovação, como aconteceu nesse caso. Por exemplo, o TRE sai daqui de Teresina com o caminhão de urnas eletrônicas para a cidade de Corrente e voltava vazio. Então, com esse projeto, a ideia é que vamos economizar combustível, otimizar as ações e preservar o meio ambiente”, ressaltou o presidente.