
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Severo Eulálio (MDB), assumiu interinamente o comando do Governo do Estado nesta sexta-feira (9), em cerimônia realizada no Palácio de Karnak. A interinidade ocorre devido à ausência simultânea do governador Rafael Fonteles (PT), que embarcou para a China em missão oficial, e do vice-governador Themístocles Filho (MDB), que está em período de férias até o dia 15 de maio.
A transmissão do cargo seguiu o que estabelece a Constituição Estadual, que prevê a linha sucessória para garantir a continuidade administrativa e institucional do Estado.
“Muito feliz em transmitir o cargo para o deputado Severo Eulálio, presidente da Assembleia, dado que o vice-governador Themístocles Filho está em férias neste momento. Nós iremos participar da missão do presidente Lula na República Popular da China por quatro dias. É momento de reforçar os laços entre o Brasil e a China e, ao mesmo tempo, buscar investimentos de empresas chinesas no Brasil, inclusive no Piauí, na área de energia”, afirmou Rafael Fonteles.
A viagem internacional ocorre a convite do presidente chinês, Xi Jinping, e integra a comitiva oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um dos principais compromissos da agenda é a cúpula entre a China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para os dias 12 e 13 de maio. Também estão previstas as assinaturas de ao menos 16 acordos bilaterais entre os dois países.
Ao assumir o cargo, Severo Eulálio destacou a importância da função: “Uma missão constitucional. O presidente da Assembleia está na linha sucessória do governador e hoje assumimos com uma honraria muito grande, mesmo que por pouco tempo. É uma grande responsabilidade assumir tamanho cargo e substituir o nosso governador, que vem trabalhando incansavelmente pelo Piauí e agora vai numa missão internacional buscando trazer investimentos e recursos para o nosso estado”, disse.
Durante o período no cargo, Eulálio manterá a agenda institucional prevista pelo Executivo, sem anunciar novas medidas administrativas. A previsão é que o governador Rafael Fonteles retorne ao Piauí no dia 14 de maio, reassumindo suas funções à frente do Palácio de Karnak.
Fonte: cidadeverde.com