Para demonstrar as boas práticas docentes durante o período letivo, a Secretaria Municipal de Educação do Município de Lagoa do Sítio, através do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), realizou nesta quinta-feira (24) de agosto, o II Seminário ‘Boas Práticas’. O intuito do evento foi apresentar as práticas bem-sucedidas de ensino e aprendizagem de professores da educação infantil e do ciclo de alfabetização e gestores escolares.
“Avaliar para ensinar” foi o tema central do evento, como também o tema central da palestra de abertura com a professora Raimunda Melo, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Graduada em Licenciatura em História e em Pedagogia. Raimunda Melo é professora do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), possui experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, alfabetização, Educação Infantil e Educação do Campo.
Ao todo foram apresentadas onze (11) práticas exitosas, sendo:
GESTÃO
1 – Juntos Somos + (Benedita Reis)
Maria aparecida Pereira dos Santos Sousa
Daniellen dos Anjos Moura Matildes
2 – Intervenção Pedagógica na Recomposição da Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Arizona I)
Maria Duó Pereira da Silva
3 – A Avaliação como retomada para a Aprendizagem
(Professor José Francisco)
Diretora: Leyla Maria da Silva
Coordenadora: Solange Maria da Conceição
EDUCAÇÃO INFANTIL
1 – Brincar de Cozinheiro como Ciclo de Investigação das Aprendizagens (Arizona I)
Francisca Maria dos Santos Silva
CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
1- As contribuições dos jogos pedagógicos na alfabetização (Raimundo Melão)
Marisa Teles dos Santos Leite
2- Verificação da Aprendizagem: aprendendo com mundo mágico da ludicidade.
Josineide Alves da Silva
3 – A Avaliação Formativa através da Ação Pedagógica: Sorveteria das Sílabas. (Arizona I)
Eliana Maria Pereira
4 – Lendo eu aprendo: caminhos norteados pela avaliação (Professor José Francisco)
Aline Cristina Feitosa da Cruz
5 – O uso dos Jogos na Alfabetização: Um Instrumento para Verificação da Aprendizagem.
Maria Késsia de Moura Oliveira
6 – A Escada da Leitura como Recurso Pedagógico no Processo de Alfabetização
Maria Alecia de Moura Sousa
7 – Prática de Aprendizagem: Atividades Interdisciplinares
Prof.ª Fabiana Ribeiro de Sousa
Prof.ª Maria Marlúcia Félix
A Secretária de Educação, Professora Antônia Evaneide, participou de todos os momentos, fez a abertura do evento saudando e desejando as boas-vindas para todos, assim como agradecendo a todos que se faziam presente. Falou sobre a importância do evento e manifestou a alegria pelo município fazer parte do PPAIC. Um programa que está rendendo bons fruto na educação de Lagoa do Sítio.
A mesma ainda reforçou que a Prefeitura Municipal, representada pelo Prefeito municipal Sávio Moura e o vice-prefeito Isauri, junto à Secretaria de Educação não tem medido esforços para que se obtenha o máximo possível de aproveitamento a tudo que o programa oportuniza, desde as formações, avaliações externas propostas que por meio de seus resultados direcionam as intervenções, enfim, tudo.
A Secretária também gradeceu à equipe municipal do PPAIC na pessoa do coordenador João Edney e formadoras Fábia Cristina e Antônia Evanir que vêm desempenhando um trabalho muito responsável e comprometido de acordo com a proposta do programa e da secretaria de educação, junto aos gestores escolares e professores de educação infantil e ciclo de alfabetização. Reafirmou que a equipe municipal PPAIC assim como os gestores escolares e todos os professores podem continuar contando com o total apoio da Secretaria e da Prefeitura Municipal. “Nossa meta é fazer cada dia mais e melhor visando a qualidade no processo de ensino aprendizagem e o PPAIC é um suporte muito grande nesse sentido” pontuo.
Em sua fala Antônia Evaneide também agradeceu a Professor Raimunda Melo por todo apoio que vem dando, e por ter acreditado na Educação do Município.
Durante o Seminário foi anunciado a publicação do Livro “Educação escolar na primeira infância: Entre as pesquisas, as políticas e as práticas pedagógicas”, que teve contribuição de trabalhos de professores e gestores da Rede Municipal de Ensino. O Livro já está disponível nas plataformas digitais no formato de e-book e também será impresso.