Com informações do portal 180 graus.
Na noite de quarta-feira (5), piauienses de várias regiões do estado registraram uma “linha de luzes” no céu. Os pequenos pontos brilhantes chamaram a atenção e causaram curiosidade. A resposta, no entanto, é simples: a linha formada é composta por satélites da empresa Starlink.
A Starlink é um serviço de internet via satélite criado por Elon Musk. Trata-se de um braço da SpaceX, uma companhia de exploração espacial que busca formar uma “constelação” de satélites para fornecer conexão de internet a áreas remotas e com pouca ou nenhuma estrutura ao redor do mundo. As luzes vistas são de satélites artificiais que compõem a “Starlink”, em órbita da Terra desde 2019.
De acordo com o site da própria empresa, a passagem dos satélites ocorreu na direção Sudoeste-Nordeste por volta das 18h e durou aproximadamente 4 minutos.
A plataforma “Find Starlink” mostra os dias e horários em que os satélites estarão visíveis em diferentes regiões do planeta. Eles podem ser vistos novamente de tempos em tempos.