O governador Rafael Fonteles lançou o Programa Aqui Tem Turismo, nesta quinta-feira (1º), no Palácio de Karnak, cujo objetivo é estabelecer diretrizes, metas e estratégias para o desenvolvimento do turismo no estado. O programa consiste em ações para desenvolver as potencialidades turísticas do Estado, como o Sistema Estadual de Turismo (Sietur), com a participação de 11 entidades governamentais, que surge com a finalidade de potencializar o investimento em projetos turísticos.
“Estamos apresentando à sociedade um plano já concebido e que agora vai se materializar em ações concretas como o plano de marketing com a contratação de especialista, a Lei do Sietur, com investimento de R$ 6 milhões, que garantirá recursos para financiar rotas, passeios e todo trade turístico, bem como o observatório do turismo, o planejamento para turismo escolar, qualificação de todos os profissionais do setor”, disse Rafael Fonteles.
Rafael Fonteles pontuou ainda que o Sietur, com investimento de R$ 6 milhões, funcionará na mesma modalidade do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec). “Trata-se de recursos públicos em que as empresas, ao invés de pagar ICMS diretamente para o Governo, vão financiar projetos aprovados pelo Conselho Estadual de Turismo”, afirmou Rafael.
Rafael citou ainda que além do Sietur, o Governo está realizando várias obras de infraestrutura, como o Porto de Tatus em Ilha Grande, além de melhorias das rodovias que interligam os municípios do litoral. Fizemos o acesso à Pedra do Sal e temos ainda a rodovia de acesso ao Cânion do Rio Poti”, explicou, destacando ainda a melhoria do sistema de energia e abastecimento de água. “Com essa estrutura vamos ter aumento significativo de hotéis tanto no litoral quanto em outros polos turísticos do estado”, ressaltou.
Fonte: PinPiauí