Teresina, Picos e Floriano estão entre os municípios que deverão ser afetados. O restante do estado também está sob aviso de chuvas intensas, mas em menor grau de severidade (perigo potencial).
170 cidades piauienses estão com aviso laranja (perigo) para chuvas intensas. A previsão começou na manhã desta quarta-feira (20) e vai até a manhã de sexta (22). Teresina, Picos e Floriano estão entre os municípios que deverão ser afetados, veja a previsão na reportagem.
O Piauí está em alerta para o fenômeno desde segunda (18). Inicialmente, apenas 50 municípios seriam afetados, mas, na terça (19), o aviso foi expandido para todo o estado.
Além das 170 cidades, os 54 municípios restantes também está sob aviso de chuvas intensas, mas em menor grau de severidade (perigo potencial). Dentre eles estão: Parnaíba, Piripiri, Barras, Altos, União e Campo Maior.
Nas cidades com aviso laranja (perigo), a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos, de 60 a 100 km/h. Nos outros 54 municípios, está prevista chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos, de 40 a 60 km/h.
Em todo caso, o Inmet alerta para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Por isso, o instituto orienta que não se deve procurar abrigo debaixo de árvores devido ao risco de queda em caso de rajadas de vento, e de choque elétrico, em caso descargas elétricas.
Pelo mesmo motivo, também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: g1