O uso de uma horta escolar como dispositivo desencadeador de atividades didático-pedagógicas integradas é o tema de um projeto realizado pelo projeto Viva o Semiárido com apoio da Secretaria Municipal de Educação.
A Unidade Escolar Arizona I, recebeu, através do Projeto Viva o Semiárido PVSA/ SEDUC, hoje, 15 de junho, a Oficina para implementação do Sistema Produtivo Agroecológico (SPA). A implantação dos Sistemas de Produção Agroecológicos, que compõe as metas do Subcomponente de Educação do Campo Contextualizada no Semiárido, integram o Projeto Viva o Semiárido, que é objeto do Acordo de Empréstimo Nº I-788-BR celebrado entre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Governo do Estado do Piauí, e tem como objetivo macro melhorar a renda agrícola e não-agrícola, as oportunidades de trabalho e geração de renda da região do semiárido do Piauí.
A iniciativa tem a coordenação regional do Sr. Luís Nogueira e a Sra. Marcia Valéria e o acompanhamento da engenheira agrônoma Naiara Cardoso. O projeto tem como objetivo estimular a contribuição dos estudantes do junto à comunidade escolar, além de promover uma discussão sobre horticultura e as relações com o campo, conduzindo os participantes à vivência e ao contato direto com o ambiente de plantio de hortaliças.
“O objetivo é conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação de recursos ambientais para a produção sustentável de alimentos. Para isso, durante a manutenção da horta, promovemos a discussão sobre a importância da preservação de recursos naturais para garantir a produção de alimentos”, explicou a engenheira.
“Será incentivado o consumo de produtos de altos valores nutritivos, as hortaliças produzidas pelos próprios alunos. Esperamos, com isso, que eles tenham contato com a produção de alimentos e a preservação de recursos naturais”, complementou a diretora da escola, Maria Do Ó.