
Na manhã desta sexta-feira (26) a Prefeitura de Lagoa do Sitio por meio das Secretarias de Assistência Social (Márcia Cristina), Educação (Professora Antônia Evaneide) e Saúde (Francinêda Melo), coordenado pela Primeira Dama Joelma Luz realizaram o encerramento da 1ª Semana do Bebê no município.
O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores onde contou com o Público de gestantes e puérperas, também com profissionais e funcionários das respectivas Secretarias.
Inicialmente todas os participantes tiveram a oportunidade de passar por um protocolo de triagem, onde tiveram os sinais vitais verificados.
Em seguida as Secretárias envolvidas juntamente com a Primeira Dama fizeram uma fala rápida e sucinta de boas-vindas, onde ressaltaram a importância da realização da 1ª Semana do Bebê no Município, assim como seu sucesso.
Em seguida a Enfermeira Paloma Carvalho ministrou uma oficina tendo como tema “Práticas para facilitar o trabalho de parto, e o Médico Dr. Montanaro Maurício apresentou uma palestra sobre a importância do Aleitamento Materno, dando destaque para a Campanha do Agosto Dourado.
Por fim, foi realizado a entrega dos Kits de enxoval fornecidos pela Secretaria de Assistência Social levando em conta os critérios estabelecidos pela mesma, e também foi feito o sorteio de dez Kits com produtos de higiene fornecidos pela Secretaria de Saúde e fornecedores.
Durante toda a semana foram realizadas palestras e oficinas que tinham como objetivo trabalhar o desenvolvimento infantil na primeira infância e o incentivo ao aleitamento materno destinado à gestantes, mães e profissionais da rede educacional.
Sobre a Campanha Agosto Dourado
O mês de agosto foi designado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Brasil também escolheu-se este como o “Mês do Aleitamento Materno”. O melhor alimento para qualquer bebê é o leite materno da própria mãe, principalmente se este for oferecido diretamente do seio.
Aumentar as taxas de amamentação no mundo pode salvar a vida de centenas de milhares de crianças com menos de seis meses de idade. O leite materno auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas da criança: imunológico, neurológico e metabólico. Para as mães, os benefícios são muitos: entre eles, melhor recuperação do parto e menos risco de câncer de mama.
Apesar dos benefícios conhecidos, amamentar ainda é um desafio, e as taxas de aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses estão aquém do esperado em diversos países – entre eles o Brasil.
O aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade, é um desafio às mães e uma meta das entidades voltadas à preservação da saúde (de mães e bebês).
Sobre a Semana do Bebê
A Semana do Bebê faz parte do núcleo de estratégias do Selo Unicef, na qual tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da Primeira Infância no desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem das crianças, a fim de assegurar a atenção necessária para a faixa etária de até 6 anos de idade.
Tais ações são essenciais, pois, de acordo com os estudos da neurociência, quanto melhores forem as circunstâncias vividas no desenvolvimento da criança na Primeira Infância, maiores são as chances de que ela alcance a sua melhor potencialidade enquanto pessoa adulta.































