Com o início do período de estiagem onde as condições climáticas aumentam o risco de ocorrência de incêndios florestais a Prefeitura de Lagoa do Sítio, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, oferece ajuda aos produtores rurais para enfrentar o grande excesso de queimadas que assolam o município.
O Prefeitura juntamente com a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município vem dando todo apoio necessário para o enfretamento das queimadas que já duram alguns dias nos arredores da cidade, são disponibilizados mão de obra, maquinários como retro escavadeira e caminhão pipa.
A Prefeitura de Lagoa do Sítio juntamente com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente faz um alerta à sociedade para prevenção de queimadas, com o intuito de evitar os seus efeitos desastrosos para o meio ambiente e para a saúde da população. Nesta época de “B-R-O Bró”, tempo mais quente do ano, a proliferação de incêndios é mais constante. Por isso, deve-se evitar colocar fogo em terrenos, pastos, lixos e quintais.
O prefeito, Sávio Moura, agradece o empenho das equipes que trabalharam em parceria para conter as chamas. “Quero agradecer a todos que se empenharam para controlar o fogo . A Prefeitura em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente disponibilizaram maquinas e mão de obra e o carro-pipa para a operações de combate as queimadas . Agora fica o alerta para o trabalho preventivo as queimadas”, pontuou.
Secretaria kácia Pimentel disse Ao Portal Lagoa do Sitio em Foco que é necessária a conscientização de todos, nas zonas urbana e rural, para coibir novos incêndios. “As queimadas são um grave problema ambiental. As medidas de prevenção são essenciais para proteger o meio ambiente e a saúde pública. O que começa como uma pequena fogueira, por causa do tempo seco desta época do ano, pode acabar tomando proporções assustadoras. Todo cuidado é pouco”, alerta a mesma.
De acordo com a Prefeitura de Lagoa do Sítio, a recomendação principal é para que a população evite atear fogo em qualquer local, pois as altas temperaturas típicas do período, além da umidade relativa do ar, contribuem para a rápida propagação do fogo.
Fonte: Portal Lagoa Do Sítio em Foco