A delegada Carolina Diógenes, da Polícia Civil de Palmeirais, informou que está articulando junto a outros órgãos e instituições a internação hospitalar de uma jovem de 28 anos diagnosticada com esquizofrenia. A jovem foi encontrada acorrentada a uma árvore no quintal de uma casa no povoado Matinha, zona rural de Palmeirais, município a 108 km de Teresina.
“A Polícia Civil, em parceria com toda a rede de proteção, o Ministério Público e assistentes sociais, está trabalhando para viabilizar a nova internação da jovem. Ela não é infratora, não faz uso de drogas, mas enfrenta um quadro de instabilidade devido à esquizofrenia”, explicou a delegada Carolina Diógenes.
Segundo a delegada, a jovem já passou por diversas internações e precisa de acompanhamento psiquiátrico contínuo.
“Ela tem um quadro de esquizofrenia, que ela precisa tomar remédios, todo um tratamento. Já foi internada no Hospital Areolino de Abreu várias vezes, mas, após a estabilização dos surtos, recebe alta e retorna para casa, o que torna a situação ainda mais delicada”, pontuou.
Sobre a ocorrência policial do resgate da jovem, em que a mãe dela foi conduzida para a Central de Flagrantes, Carolina Diógenes destacou que o caso não resultou em auto de prisão em flagrante e foi classificado como uma questão de saúde pública.
“Ontem, quando houve a condução para a Central de Flagrantes [da mãe], não foi feito o auto de prisão em flagrante porque se entendeu que é um caso maior, é um caso de saúde pública”, afirmou a delegada.
A delegada também enfatizou a vulnerabilidade da família, que vive em situação de extrema pobreza, e mencionou relatos preocupantes de abusos sofridos pela jovem durante episódios de fuga.
“A mãe dela vive em extrema pobreza, então precisa sair para trabalhar. À época, a jovem já teve momentos em que, devido ao quadro de esquizofrenia, sair caminhando de Palmeirais para Teresina. Há relatos, inclusive, de que nessas andanças ela acaba sendo abusada sexualmente. Ou seja, a mãe dela pode ter visto nessa medida uma forma de proteger a filha de uma violência maior. Contudo, isso não justifica, de forma alguma, o fato de ela ter sido encontrada naquela situação, acorrentada. Quero deixar claro que se trata de um caso de saúde pública”, concluiu.
Entenda o caso
A Polícia Militar do Piauí resgatou, na terça-feira (10), uma jovem de 28 anos que estava acorrentada a uma árvore no quintal de sua casa, no povoado Matinha, zona rural de Palmeirais.
A ocorrência foi atendida pelo sargento Johnson, do 18º Batalhão da PM-PI, após uma denúncia anônima. No local, a jovem foi encontrada acorrentada pelo tornozelo e não havia ninguém na residência, onde vivia com a mãe, a irmã e o padrasto.
Cerca de 30 minutos após a chegada da viatura, a mãe da jovem retornou à casa e relatou que mantinha a filha acorrentada para evitar que ela fugisse, devido ao quadro de esquizofrenia e à falta de controle sobre seu comportamento.
Fonte: cidadeverde.com