
O Piauí segue com previsão de chuvas moderadas para os próximos dias, mas permanecerá com temperaturas acima da média. Em entrevista à TV Cidade Verde nesta segunda-feira (17), a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da sala de monitoramento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), explicou que a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve impactar diversas regiões do estado, sobretudo a capital e cidades próximas.
“Essa condição deve permanecer pelos próximos sete dias, visto que temos uma ZCIT mais configurada. Deveremos observar ainda chuvas no Sudoeste, se estendendo de Floriano até Santa Filomena. No Sudeste, essas chuvas não devem ser tão expressivas. Na microrregião de Pio IX e Picos, não haverá acumulados tão expressivos. Já em Campo Maior, Valença, Castelo e Teresina, o acumulado nos próximos sete dias deve ultrapassar 150 mm”, destacou.
Nesta manhã (17), Teresina registrou mais de 38 mm de chuva, e diversas ruas ficaram alagadas. Como a previsão é que essa condição climática se mantenha durante a semana, a climatologista alerta a população para os riscos. “É considerada chuva moderada aquela que ultrapassa os 20 mm. É importante ressaltarmos que, na capital, os pontos de alagamento já são ativados com dez milímetros. Por isso, vimos esses pontos de alagamento”, explicou Sara Cardoso.
Apesar disso, as temperaturas continuarão acima da média. “Ainda vamos ter momentos com sol entre nuvens e um aquecimento das 10h às 15h. Após as 15h, as chances de chuva aumentam porque a ZCIT atua principalmente à tarde e à noite. Então, ainda vamos sentir um pouco de calor se comparado a outras estações chuvosas, mas, por conta da umidade, há uma tendência de ser melhor que no período de estiagem”, concluiu a coordenadora da sala de monitoramento da Semarh.
Fonte: cidadeverde,com