O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelo e laranja de perigo para chuvas intensas em Teresina e mais de 180 cidades do Piauí. Os avisos têm validade de 24 horas e seguem até as 10h da manhã de terça-feira (12).
Segundo o Inmet, nas regiões Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste do estado, o alerta amarelo indica possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h, ou até 50 mm/dia, com ventos de até 60 km/h. Esse aviso inclui a capital Teresina e cidades como Altos, Campo Maior, Oeiras, Picos e União.
Já o alerta laranja abrange outras áreas das regiões Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste, com previsão de chuvas mais intensas, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos de até 100 km/h. Nesses locais, há risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Cidades sob esse aviso incluem Bom Jesus, Corrente, Floriano, São Raimundo Nonato e Uruçuí.
Orientações do Inmet para casos de fortes chuvas
O Inmet recomenda medidas de segurança durante as chuvas intensas:
- Em caso de rajadas de vento: evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
- Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Ventania causa estragos em Curral Novo do Piauí
No domingo (10), uma ventania em Curral Novo do Piauí, a 466 km de Teresina, causou danos significativos, assustando os moradores. Com ventos de cerca de 75 km/h, a tempestade derrubou telhados, portas e galhos de árvores. Vídeos gravados pelos moradores mostram os estragos em diversas áreas da cidade.
O climatologista e diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, explicou o fenômeno: “A energia do clima é o sol, e, quando há uma quantidade extra de calor, ocorre um efeito termodinâmico que resulta em chuvas e ventanias extremas, como aconteceu em Curral Novo”, destacou.
Fonte: cidadeverde.com