Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas atividades para conscientizar as pacientes quanto ao diagnóstico precoce da doença e despertar o autocuidado nas mulheres.
Uma dessas ações foi executada pela Enfermeira Paloma Carvalho, juntamente com a Coordenadora da Atenção Básica Regna Anjos e a atividade aconteceu na última sexta-feira (29/10). As profissionais realizaram rodas de conversas, sensibilizando em relação aos cuidados e a prevenção do câncer de mama. As pacientes também receberam panfletos informativos da Campanha, além de mimos, oferecendo assim um dia diferente.
A Secretária de Saúde, Francineda Melo, também participou do momento onde falou da importância da Campanha. “Este mês é lembrado mundialmente como Outubro Rosa para alertar a população, em especial as mulheres, quanto à luta contra o câncer de mama. Durante este período, nos enquanto Secretaria de Saúde com o apoio da Prefeitura realizamos diversas ações para conscientizar as pacientes quanto ao diagnóstico precoce da doença e despertar o autocuidado nas mulheres”, pontuou Francineda.
Francineda ainda informou que através da Secretaria Municipal de Saúde ofertou 50 exames de mamografia as pacientes de Lagoa do Sítio, levando em conta os critério orientados pelo Ministério da Saúde.
O Prefeito Sávio Moura participou da ação e destacou a importância da Campanha, assim também como a realização dos exames. “Através das mamografias os médicos são capazes de descobrir a ocorrência do câncer de mama, mesmo em seus sinais mais precoces”, ressaltou Sávio.
“É muito importante a prevenção e o diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama e assim como a campanha nacional, nós queremos conscientizar as mulheres sitiolagoenses”, acrescenta o Vice-prefeito Isauri, que acompanhou de perto as atividades.
As pacientes que participaram avaliaram de forma positiva, “hoje tivemos um dia atípico dentro do município. Durante as rodas de conversa recebemos informações muito importantes, onde também foi abordado sobre mitos e verdades com relação ao câncer de mama”.