O motociclista Domingos Oliveira Sobrinho ficou bastante machucado e uma onça-parda, ou suçuarana, morreu atropelada em um acidente nesta sexta-feira (6), na BR-222, na localidade Amargosa, entre Esperantina e São João do Arraial.
O homem contou que seguia pela rodovia quando viu outro motociclista seguindo no sentido contrário e a onça entrando rapidamente na pista. Para não bater na outra moto, ele acabou atingindo a onça.
“Eu ‘tava vindo pra Esperantina e vinha um rapaz do lado contrário, eu vi a onça atravessando a pista, passando pelo arame, mas não deu pra eu desviar dela, não, porque o rapaz vinha do lado contrário, eu bati nela. Quanto me espantei, ela já tava vindo, a ‘bicha’ veio de uma vez. A onça ficou lá morta”, contou.
Na queda, Domingos teve vários ferimentos no rosto e foi conduzido ao hospital, recebeu atendimento médico e teve alta horas depois. As lesões foram sem gravidade.
Animal comum na região
A suçuarana é comum na região, sendo um dos mamíferos selvagens com distribuição mais ampla nas Américas, sendo encontrada desde o Canadá até o sul da Argentina.
Tem corpo alongado, com até 1,08 metro de comprimento. A cauda longa mede até 61 centímetros e a altura é de 63 centímetros. O macho adulto pode pesar por volta de 70 quilos.
Possuem hábitos noturnos (predominantemente) e diurnos, caçam a qualquer hora do dia com certa tendência ao fim do dia. Embora seja uma espécie terrestre, possui muita habilidade para subir em árvores e é muito ágil. A suçuarana vive solitária, menos na época de acasalamento.
Pesquisas comprovaram que a suçuarana é o predador mais eficiente e mais flexível entre os felinos. Ela consegue alimento em 75% das vezes que parte para o ataque.
Onça suçuarana, onça-parda…
Suçuarana, onça-parda, onça-vermelha, leão-baio, leão-da-montanha, puma… São muitos os nomes do segundo maior felino das Américas.
Assim como no Brasil, em cada país onde ocorre, a espécie é conhecida por vários nomes, fato que foi responsável pela sua inclusão oficial no Guiness Book. De acordo com o livro dos recordes, a onça-parda é o mamífero com a maior quantidade de nomes conhecidos.
A palavra suçuarana tem origem no tupi, e significa “veado falso” ou “semelhante ao veado”, uma referência à coloração da espécie que, diferente da maioria dos outros felinos selvagens do Brasil, não tem pintas.
Fonte: G1 Piauí