O Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente (CMDCA) de Lagoa do Sítio realizou na manhã desta quinta-feira, 27/04, na Câmara Municipal de Lagoa do Sítio-PI, a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio da Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.
O evento teve por objetivo promover a ampla mobilização social para reflexão e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias, além de traçar propostas de enfrentamento às consequências das violências desse público.
Durante o decorrer da Conferência foram apresentados as equipes da rede do SUAS (CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e SEMAS) e os serviços ofertados pelos mesmos, como forma de contribuir na formulação das propostas, demonstrando assim a necessidade de implementação ou implantação da oferta de serviços e políticas públicas voltadas para esse público.
Estiveram presentes diversas autoridades políticas do município e lideranças que trabalham com crianças e adolescentes.
Além dos debates, no encontro foram eleitos delegados e definidas propostas para uma discussão mais ampla na conferência estadual e, posteriormente, na conferência nacional da criança e do adolescente.
A especialista em Serviço Social, Ângela Bezerra, com vasta experiência na área, ficou surpresa com a excelente participação da comunidade, especialmente de crianças e adolescentes, na conferência, com o objetivo da inclusão. “Esse encontro é para perceber que temos vários tipos de crianças e em várias situações que precisam ser trabalhadas e cuidadas. Elas precisam de orientação e proteção. A pandemia da Covid-19 causou muitos danos psicológicos e as maiores consequências e feridas estão nas crianças e adolescentes”, afirmou Ângela durante sua fala.
Para a Secretária de Assistência Social, Márcia Cristina, foi um momento muito importante porque as propostas e ideias tratadas na reunião serão encaminhas para a Conferência Estadual e posteriormente a Nacional.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente, Leyla Silva, citou que as Conferências Municipais são muito importantes para a vida das famílias e dos adolescentes. “É através delas que se definem políticas públicas que vão influenciar no desenvolvimento desses futuros cidadãos e líderes de nossas comunidades”, pontou Leyla.
O vice-prefeito e militante da causa de defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Isauri Moura, destacou que a conferência é um momento de reflexão dos pontos positivos e negativos buscando sempre a melhoria. “É importante destacar que vários segmentos da comunidade vieram participar e dar sua opinião nessa conferência”.
Isauri, que permaneceu durante toda a Conferência, contribui com as discursões e também enfatizou que a Gestão Municipal tem dado atenção especial para essa área, estamos criando e implementando de núcleos para tratar desses assuntos em todos os seguimentos da administração, a exemplo disso, foi a recente criação do Coordenadoria Municipal da Juventude, onde entendemos que vai lidar com esse público mais de perto, com o objetivo de promover políticas públicas voltadas para a assistência.
Também aconteceu uma apresentação cultural, onde uma adolescente do município apresentou uma paródia, e também foi apresentado um vídeo com imagens da rotina de crianças e adolescentes do município representando o hino de Lagoa do Sítio, momentos esses que causou grande emoção a todos os presentes.
O Prefeito Sávio Moura que não pode participar do evento por cumprir outra agenda, mas falou ao Portal Lagoa do Sitio em Foco sobre a importância da realização do mesmo. “As Conferências são espaços que toda a comunidade tem a oportunidade de trazer suas demandas e necessidades. Discutir políticas públicas para este público é fundamental, principalmente nesse tempo de pós pandemia em que muitas famílias foram afetadas”, falou o prefeito.