As cidades de Barras e Itainópolis, localizadas nas regiões Norte e Sul do Piauí, tiveram a situação de emergência por alagamentos reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) na sexta-feira (03). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.
Em entrevista ao Cidadeverde.com, a secretária de Defesa Civil de Barras, Socorro Leite, informou que durante a cheia do rio Marataoan, 1066 pessoas da zona urbana e rural da cidade foram atingidas. No momento, a situação é de normalidade.
Leia também:
“A situação está normal, só foi um período, o rio já diminuiu muito, mas durante a cheia, 1066 pessoas foram atingidas porque houve na zona rural e na zona urbana”, pontuou.
Socorro Leite destacou ainda que as famílias desabrigadas já voltaram para suas residências e que os recursos obtidos com a situação de emergência reconhecida ajudam bastante.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre desastres.
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Fonte: cidadeverde.com