A declaração foi feita durante a abertura da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada na noite dessa quinta-feira (5).
Os conjuntos habitacionais subsidiados pelo Governo Federal através do programa Minha Casa, Minha Vida passarão a contar com bibliotecas, anunciou o ministro das Cidades, Jader Filho. A declaração foi feita durante a abertura da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada na noite dessa quinta-feira (5).
“É nosso dever garantir o acesso à leitura, ao lazer e à cultura. As bibliotecas serão obrigatórias em todos os condomínios do Minha Casa Minha Vida”, disse o ministro em entrevista à imprensa.
A expectativa é que pelo menos 1.500 condomínios espalhados pelo país façam parte da implantação do projeto que promete instalar bibliotecas nos conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. O projeto visa, inicialmente, contar com 500 livros em cada conjunto, passando a um total de 750 mil livros em todo o Brasil.
Plano Nacional do Livro e Leitura
O projeto faz parte da criação de um novo Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), proposto pelo Governo Federal. Idealizado em 2011, o PNLL define uma série de ações de valorização do livro e da leitura que deverão ser executadas pelo estado.
Segundo o governo, o PNLL deve entrar em vigor já em 2025, se estendendo até 2034. A empreitada deverá contar, ainda, com discussões com a sociedade civil e outras entidades em prol de fomentar o hábito da leitura e a construção do saber.
Fonte: Cidade Verde