Todo eleitor ou eleitora com mais de 18 anos que esteja em situação regular perante a Justiça Eleitoral pode se candidatar para ser mesário voluntário durante as eleições de 2024. As inscrições já podem ser realizadas pelo site do TRE-PI.
Nos dias de eleição, os mesários recebem os eleitores, colhem e conferem as assinaturas no caderno de votação, liberam a urna eletrônica para que as pessoas possam exercer o direito ao voto e são responsáveis por assegurar a tranquilidade da seção eleitoral, do início ao fim da votação.
“Gostaria de fazer um convite a todos os eleitores do Piauí para se cadastrarem como mesários voluntários. Para ser mesário voluntário, basta ser eleitor, ter mais de 18 anos e querer participar da festa da democracia”, destacou o coordenador do grupo de trabalho de mesários, Hugo Leonardo.
Além de contribuir para o fortalecimento da democracia no país, quem conclui o treinamento da Justiça Eleitoral tem direito a dois dias de folga no trabalho, independentemente da duração do treinamento e da modalidade – seja presencial ou virtual. Essa folga de dois dias, sem perda de salário, também é garantida toda vez que a mesária ou o mesário presta um dia de trabalho à Justiça Eleitoral.
Durante o dia de votação, os voluntários também recebem auxílio-alimentação no valor de R$ 60. Em alguns estados, os dias trabalhados contam como horas complementares em cursos universitários. Em caso de concurso público, se houver previsão em edital, a participação como mesária ou mesário pode valer como vantagem para desempate entre candidatos na disputa por vagas.
Da Redação (Com informações de Francisco José – TV Cidade Verde)