Mais de 1.800 policiais militares partiram de Teresina nesta quinta-feira (03) para reforçar a segurança no Piauí durante as eleições municipais, que ocorrerão no dia 6 de outubro. Deste efetivo, 200 policiais se reuniram na sede do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar na manhã de hoje.
Ao todo, cerca de 6.500 militares vão atuar nas eleições de 2024, um aumento de 30% em relação ao contingente utilizado no pleito anterior. Além de combater crimes eleitorais, a Polícia Militar será responsável por fiscalizar o cumprimento da Lei Seca, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas neste final de semana.
“Nós fizemos um planejamento que inclui reforços em cidades que tradicionalmente recebem mais eleitores de Teresina ou de municípios maiores. Vamos garantir a segurança nos 224 municípios do estado. Algumas tropas já foram enviadas antecipadamente e, a partir de hoje, estamos iniciando as rotas para que todos os municípios estejam cobertos até o domingo, garantindo uma eleição tranquila e segura”, afirmou o coronel Jacks Galvão, chefe do Departamento Geral de Operações (DGO).
O município de São Raimundo Nonato, entre outras localidades, já recebeu o reforço da Polícia Militar. A ordem do comando é ampliar a presença da polícia para assegurar a liberdade do voto.
“Em alguns municípios, o reforço já está presente há mais de uma semana, garantindo a segurança de quem deseja exercer seu direito ao voto. Hoje estamos enviando nosso maior contingente e, na segunda-feira, retornaremos a Teresina com a certeza de que as eleições ocorreram com normalidade”, concluiu o coronel.
Fonte: Cidade Verde