A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o objetivo de prevenir e combater a prática de bullying nas escolas, mobilizou as escolas das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) para a realização da Semana Presente, que tem como desenvolvimento o Projeto de Combate ao Bullying e Cyberbullying. No CETI Mariano Rabelo o evento aconteceu em dias estratégicos para não atrapalhar nas demais atividades pedagógicas.
Semana Presente é um movimento que busca agregar a mobilização da comunidade escolar e local, através de atividades lúdicas, de acolhimento, associadas à didática-pedagógica, que favoreçam momentos de interação para melhor aproveitamento acadêmico, a fim de promover uma convivência saudável no ambiente escolar. O movimento envolverá núcleo gestor, pais, docentes, discentes, funcionários, conselhos escolares e o Comitê de Mediação de Conflito Escolar que, democraticamente, parte do planejamento e das ações realizadas nos colégios.
Dentre os objetivos da ação estão realizar debates sobre bullying, visando à convivência harmônica na escola e na comunidade, promovendo um ambiente escolar seguro e sadio, incentivando a tolerância e o respeito mútuo. Além de orientar pais e familiares sobre como proceder diante da prática de bullying e auxiliar, orientar e encaminhar vítimas e agressores para a rede de serviços sociais, sempre que necessário.
O Diretor do CETI Mariano Rabelo, Marcos Noronha, falou ao Portal Lagoa do Sítio em Foco sobre a realização enaltecendo o empenho de toda equipe do CETI no sentido de desenvolver às atividades. O mesmo destacou a realização do jogo da paz, em parceria com a Unidade Escolar Professor José Francisco, pertencente a Rede Municipal de Ensino, trazendo a interação como forma de promover a cultura de paz, frisou Marcos.
Durante a realização do jogo da paz foi entregue as metralhas de vice-campeões aos atletas que representaram o Mariano Rabelo nos JEPEPs, alunos esses que deram um show, mostrando muito talento, sabedoria e bom senso de competitividade.
Marcos Noronha concluiu sua fala destacando a importância do reconhecimento da necessidade de se combater o bullying, senhor de extrema urgência, para garantir um ambiente escolar que seja saudável e acolhedor a todos os alunos, proporcionando não só uma aprendizagem eficaz, como uma vida melhor aos estudantes.
Por Redação (Fotos Aldo Divulgações)