
O Tribunal do Júri condenou, nesta terça-feira (1°), Jean Ribeiro Custódio a 25 anos de prisão em regime fechado pelo homicídio duplamente qualificado contra Nivaldo Elísio da Silva. O crime aconteceu no ano de 2022 em São Francisco de Assis do Piauí, cidade localizada a 519 km de Teresina.
Nivaldo Elisio da Silva foi brutalmente assassinado a pauladas e pedradas. Os jurados consideraram que o crime foi premeditado e sem a possibilidade de defesa da vítima. Na época, a investigação da Polícia Civil Piauí (PC-PI) concluiu que a motivação do crime teria sido homofobia.
A tese de homofobia foi aceita pelos jurados. “Uma vez que se tratou de preoconceito quanto ao fato de a vítima ser homossexual, algo que não pode ser tolerado e que, inclusive, hoje é imputado como crime autônomo”, destacou o juiz Georges de Melo, da 1ª Vara da Comarca de Simplício Mendes, na sentença.
O corpo de Nivaldo Elísio foi encontrado por moradores, em uma área onde estava ocorrendo uma obra de pavimentação na rua Leocádio José Francisco Filho, no Centro do município. Apesar disso, Jean Ribeiro Custódio foi absolvido do crime de tentativa de ocultação de cadáver.
Apesar disso, o magistrado negou a Jean Ribeiro Custódio o direito de recorrer em liberdade, em atenção à necessidade de garantia da ordem pública. O condenado será encaminhado à penitenciária de São Raimundo Nonato, onde deverá iniciar o cumprimento da pena.
Fonte: cidadever.com