Um homem foi preso em flagrante suspeito de matar o cachorro de um vizinho a tiros, na segunda-feira (7), em Miguel Alves, a 118 km de Teresina. À Polícia Militar do Piauí (PMPI), o homem afirmou que atirou para espantar o animal.
Com o homem foi apreendida uma arma de fogo e algumas munições. Ele foi conduzido para a Central de Flagrantes de Teresina para os procedimentos cabíveis.
O caso ainda será investigado pela Polícia Civil do Piauí (PCPI) e homem pode responder pelo crime de maus-tratos e, caso seja condenado, cumprir pena de reclusão de dois a cinco anos.
2 casos de maus-tratos a animais por dia no PI
O Piauí registrou, entre 2022 e 2023, mais de dois casos de maus-tratos aos animais por dia, apontou o relatório final do Grupo de Trabalho de Proteção Animal, composto pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Segurança Pública (SSP).
Segundo o documento, houve um aumento de quase 18% de um ano para o outro. Mais de 80% dos maus-tratos foram registrados em Teresina, enquanto o Piauí contabilizou, ao todo, 819 casos.
Como denunciar maus-tratos a animais?
- Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), da Polícia Militar do Piauí (PMPI): Telefone 190;
- Disque Denúncia da Semarh: ligação ou mensagem de WhatsApp no número (86) 9 8112-9958;
- Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): presencialmente, na Avenida Raul Lopes, Zona Leste de Teresina, ao lado do Parque Potycabana; ou pelo site de denúncias da Polícia Civil.
Fonte: g1 Piauí