Um homem de 51 anos foi preso no sábado (19) suspeito de importunação sexual no município de Novo Oriente do Piauí, a 234 km de Teresina. O crime ocorreu na frente da residência da vítima, uma mulher de 28 anos.
A jovem gravou um vídeo que mostra o homem se masturbando em um corredor na frente de sua casa e enviou para a Polícia Militar da cidade. Ela relatou aos policiais que não é a primeira vez que o homem a importuna sexualmente e, dessa vez, as suas filhas presenciaram o crime.
O suspeito foi preso e confessou ter praticado o crime. Ele afirmou ter “desejos sexuais pela vítima e que praticou o mesmo ato outras vezes”. O homem foi conduzido para a Delegacia do município de Valença do Piauí.
Importunação sexual
A lei caracteriza como crime de importunação sexual a realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem seu consentimento, como toques inapropriados ou beijos “roubados”, por exemplo. A pena é de um a cinco anos de prisão.
A importunação sexual difere do assédio sexual, que se baseia em uma relação de hierarquia e subordinação entre a vítima e o agressor.
Para notificações formais de denúncias, as mulheres vítimas de assédio, importunação sexual ou qualquer outro tipo de violência podem acionar a Polícia Militar pelo 190, no momento da agressão, e buscar a delegacia da área para registrar um boletim de ocorrência.
Fonte: G1 Piauí