O anúncio da parceria foi realizado nesta sexta-feira (25), no Centro de Distribuição Unificado (CDU) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), bairro Primavera, zona Norte de Teresina.
O Governo do Piauí lançou uma parceria com os Correios que visa auxiliar na distribuição de medicamentos nas residências dos pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o âmbito estadual. Além disso, a parceria também tem por objetivo contribuir para o transporte de materiais da Secretaria de Educação (Seduc). O anúncio da parceria foi realizado nesta sexta-feira (25), no Centro de Distribuição Unificado (CDU) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), bairro Primavera, zona Norte de Teresina.
Com a parceria, o Governo do Estado planeja otimizar a eficiência na distribuição de medicamentos a pacientes que utilizam do SUS, especialmente o programa Medicamentos em Casa, para a promoção da saúde. Até hoje (25), o transporte de produtos medicamentosos e outros insumos eram realizados pela própria Sesapi.
Divulgação
Governo do Piauí lança parceria com os Correios para distribuição de medicamentos em casa
A iniciativa vai beneficiar na distribuição de medicamentos usados no tratamento de doenças como asma, lúpus, diabetes, fibrose fibrose cística, esclerose sistêmica, glaucoma, hipertensão pulmonar, imunossupressão no transplante renal, dentre outros. Os Correios vão auxiliar ainda na distribuição de materiais escolares, como equipamentos tecnológicos e mobiliário para as unidades de ensino estaduais.
O governador Rafael Fonteles participou da assinatura dos acordos, juntamente com outras autoridades, entre eles o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos; o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o secretário de Saúde, Antônio Luiz; o secretário de Educação, Washington Bandeira, bem como outros personagens políticos locais. Rafael Fonteles destacou a importância da parceria para a celeridade na distribuição dos medicamentos aos que mais precisam, e redução de valoes para o custeio dos serviços essenciais no que tange a saúde pública e também na educação.
“Aqui é um exemplo de sucesso de política pública que gera redução de custos e aumento da melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Então veja, o cidadão puder receber o seu medicamento em casa, e isso ainda ser feito com uma redução de custos por parte do Estado é realmente algo incrível”, disse.
Os Correios no Piauí assumirão a missão de realizar a distribuição dos medicamentos, que terá o aporte logístico e de controle realizado pelo Centro de Distribuição Unificado (CDU) da Sesapi. Mais de 100 tipos de medicamentos deverão ser entregues nas residências dos pacientes assistidos pelo SUS no programa Medicamentos em Casa.
Inovação e eficiência na distribuição de medicamentos
A parceria também é voltada para a implementação dos serviços de operação de logística de suprimentos In House e a eficiente distribuição dos produtos medicamentosos. A Logística In House é uma nova tendência no mercado logístico. A parceria contribui para a eficiência na aquisição e distribuição de materiais e medicamentos para toda a rede hospitalar estadual, gerando economia e evitando desperdícios.
“Aqui na Central da Sesapi, que recebe todas as compras feitas pela pasta, de insumos e medicamentos, e a partir daqui os Correios fazem a distribuição com o rigoroso controle e com a eficiência logística para todos os hospitais do estado”, frisou o governador.
O presidente nacional dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, ressaltou o papel da entidade, que vai auxiliar de maneira inovadora para a rápida e correta distribuição dos medicamentos aos pacientes piauienses.
“Para nós essa parceria é motivo de muita felicidade e orgulho em participar dessa iniciativa com o governo do Piauí. É uma iniciativa inovadora. É o segundo contrato nesta modalidade que fechamos no país e isso vai ser muito importante para a população do Piauí, porque isso vai trazer muito mais eficiência e rapidez na entrega desses medicamentos”, concluiu.