O Governo do Piauí divulgou, neste domingo (1), as 148 propostas escolhidas pela população, por meio do Orçamento Participativo Digital (OPA) em 2024, que serão realizadas em 2025. Ao todo, serão investidos R$ 69,7 milhões para a implementação das ações e obras em diversas áreas nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.
A Secretaria das Cidades (Secid) executará 32 propostas, com foco em infraestrutura urbana e melhorias na qualidade de vida da população. As ações serão distribuídas nas cinco cidades. O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) executará 26 propostas voltadas principalmente para o desenvolvimento regional em Teresina, Floriano e Picos.
A Secretaria de Integração e Desenvolvimento Regional (Siderpi) fará a execução de 16 propostas, todas em Teresina, visando promover o desenvolvimento integrado da capital. Já a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) irá implementar 20 propostas em Teresina, Parnaíba e Piripiri.
A Secretaria dos Esportes (Secepi) será responsável por 18 propostas, que beneficiarão Teresina, Picos e Piripiri com investimentos em equipamentos e espaços esportivos. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) também será contemplada com recursos para oito propostas em Teresina, Parnaíba e Picos.
O Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi) executará três propostas, que serão aplicadas em Parnaíba, Piripiri e Floriano. A Secretaria da Cultura (Secult) atuará na execução de sete propostas culturais nos municípios de Teresina, Parnaíba e Floriano. Já a Secretaria da Defesa Civil (Sedec) executará três propostas em Picos e Floriano, focadas em ações preventivas e de recuperação de desastres naturais. A Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica (Sefir) destinará recursos para seis propostas em Picos, Piripiri e Floriano.
As propostas aprovadas serão coordenadas pelas Secretarias do Planejamento (Seplan) e das Relações Sociais (Seres), que garantirão a execução eficiente e transparente dos projetos. A participação da população no processo de escolha das prioridades reflete o compromisso do Governo do Estado em promover uma gestão mais participativa, levando em consideração as necessidades e demandas da sociedade.
Fonte: cidadeverde.com