
O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou, nesta terça-feira (8), uma série de ações emergenciais para o enfrentamento da seca, que já afeta mais de 129 municípios em todo o estado. Uma das medidas será a destinação de R$ 6 milhões para a antecipação da Operação Carro-Pipa, a fim de atender à população que vem sofrendo com a escassez de água, tanto para o consumo quanto para a produção de subsistência.
“Essa estiagem já começou mais cedo, deve ser mais prolongada, portanto, e já está gerando uma situação de emergência em mais de 129 cidades do Piauí. O governo vai iniciar já agora a Operação Carro-Pipa. Disponibilizamos mais de R$ 6 milhões para atender aos municípios neste momento e ajudar as populações de agricultores familiares que perderam sua safra, além de amenizar esse sofrimento”, declarou.
O anúncio aconteceu durante a solenidade de lançamento da nova ferramenta do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Estadual, no Palácio de Karnak. Antes disso, foi realizado um evento promovido pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), que reuniu prefeitos de diversas cidades para alertar as autoridades sobre os impactos da crise hídrica causada pela antecipação do período de estiagem.
No município de Fartura do Piauí, por exemplo, a seca deixou 2.500 pessoas sem água potável. “Não temos água na torneira para nada. Não tem água para tomar banho, jogar nos banheiros, lavar, e nem água potável. Estamos vivendo uma das piores secas e pedimos medidas emergenciais”, afirmou o prefeito Orlando Costa, ao exibir um vídeo em que o açude local aparece completamente seco.
Diante disso, o governador também se comprometeu a viabilizar a liberação de recursos federais para reforçar as ações de mitigação dos efeitos da seca, que deve ser mais prolongada este ano. “Estamos junto da APPM e do governo federal para podermos dar uma resposta rápida e ajudar todas as famílias do Piauí a atravessar este período difícil de uma seca que já começou no período que normalmente é chuvoso”, disse.
Além dos 129 municípios piauienses que já decretaram emergência devido à seca, a APPM afirma que outras 14 cidades já solicitaram o reconhecimento da situação.
Fonte: cidadeverde.com