O Governador Rafael Fonteles comentou na manhã desta quinta (05) o decreto federal publicado pela defesa civil nacional que reconheceu a emergência devido a seca em 106 cidades do Piauí.
De acordo com o Ministério da Integração, o Piauí é um dos estados brasileiros mais atingidos pela falta de chuvas, com 115 municípios em situação de emergência vigente. Do total, 107 são por seca e oito por estiagem.
Rafael Fonteles detalhou o cenário atual no Piauí e lamentou o problema ambiental.
“Já era esperado, na verdade, a gente tem o monitoramento climático. O Piauí tem boa parte do seu território no clima semiárido, então normalmente esses municípios estão, quase todos eles, nessa região da nossa caatinga, que sofre já com baixos índices pluviométricos. Nesse momento que o Brasil vive a maior seca da sua história. Está noticiado nos jornais nacionais, na mídia nacional”, afirmou.
De acordo com o gestor, a meta será levar água potável para as cidades mais atingidas.
“Há uma preocupação, obviamente, de ter esse reconhecimento pelo governo do estado e pelo governo federal para exatamente não demorar, agilizar as operações que são necessárias para garantir água para consumo humano e para a produção dessas famílias, desses agricultores familiares que vivem nesses municípios majoritariamente atingidos pela seca”, concluiu.
Fonte: Cidade Verde