O foguete Starship da SpaceX explodiu após o lançamento nesta quinta-feira (20), minutos depois de decolar da plataforma de lançamento.
A nave mais poderosa da história não conseguiu atingir a órbita e o voo terminou minutos depois com a explosão do veículo no céu.
A empresa do bilionário Elon Musk projetou o veículo para transportar pessoas e carga em futuras missões à Lua e a Marte. Mas neste voo de teste, a Starship estava sem tripulação.
Os carregamentos dos propulsores e o abastecimento do foguete começaram a ser feitos por volta das 9h (horário de Brasília). Centenas de pessoas acompanharam os trabalhos em Boca Chica, perto de Brownsville, no estado americano do Texas. 🚀
O veículo espacial foi feito para ser usado em mais de um voo. Mas, para esta missão, a companhia não tentará fazer um pouso vertical da nave, nem tentará recuperar o foguete.
A primeira tentativa da missão estava programada para segunda-feira passada, mas precisou ser adiada devido a um problema de pressurização no propulsor.
Ela poderá abrir caminho para viagens espaciais mais longas. A SpaceX afirma que a nave poderá transportar até 100 pessoas em voos interplanetários e ajudar a criar uma base na Lua.
“Com um teste como este, o sucesso é medido por quanto podemos aprender, o que informará e melhorará a probabilidade de sucesso no futuro, à medida que a SpaceX avança rapidamente no desenvolvimento da Starship”, diz a empresa em seu site.
- ACOMPANHE: g1 transmite a missão da Starship.
Fonte: g1