Na tarde do dia 22 de agosto, a escola Arizona l realizou atividades alusivas ao dia do folclore brasileiro, representando e homenageando culturas populares, entre elas algumas que ainda são vivas na nossa cidade de Lagoa do Sítio.
A equipe educadora da escola composta pela diretora, Maria Do Ò, e pelas professoras: Eliana, Francisca, Geovanda e Liara, prepararam seus alunos e realizaram apresentações como: desfile de alguns personagens conhecidos no folclore popular, dança de São Benedito, Burrinha do Reisado, Reisado com Boi Bumbá e no encerramento uma Roda de São Gonçalo conduzida por um representante da comunidade, Luís Santos e um pai de um aluno, Manoel Alves.
como: desfile de alguns personagens, dança de São Benedito, burrinha do reisado, reisado com o boi Bumbá e encerramos as atividades com a roda de São Gonçalo conduzida por um representante da comunidade, Luis Santos e um pai de aluno da escola, Manoel Alves.
Por fim a diretora Maria Do Ó agradeceu a todos os presentes ressaltando a importância das atividades culturais, que representam a continuidade das tradições locais.
Sobre o Folclore
Folclore é o que entendemos como as formas pelas quais a cultura popular manifesta-se e que são parte da identidade cultural de um povo. As representações folclóricas podem ser manifestadas por meio de ações individuais e coletivas e são formadas por costumes e tradições que são transmitidos de geração em geração.
O folclore representa apenas a cultura popular. Sendo assim, o que conhecemos como cultura erudita não é considerado parte do folclore. O folclore manifesta-se por mitos, canções, ritmos, danças, festas, crendices, brincadeiras etc. São uma parte importante da cultura de um povo e por isso devem ser preservados.
No Brasil, celebra-se o Dia do Folclore em 22 de agosto. No entanto, por que o dia 22 de agosto foi escolhido para comemorar-se o folclore no Brasil? Nesse texto veremos o motivo.