
Em 2025, a Escola de Eletricistas oferece 75 vagas para o Piauí. A novidade neste ano é que Bom Jesus recebe pela primeira vez a qualificação técnica, com 25 oportunidades. Além do município da região do cerrado, Teresina e Picos também contam com 25 vagas. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril.
O Progama Escola de Eletricistas oferece qualificação gratuita para quem deseja ingressar no setor de distribuição de energia elétrica e duração aproximada de quatro meses. O programa oferece uma ajuda de custo mensal para apoiar a permanência dos alunos na capacitação.
“Iniciamos as turmas da Escola de Eletricistas no Piauí em 2022. De lá para cá, qualificamos mais de 200 profissionais e muitos deles já foram absorvidos pelo mercado de trabalho. Seguiremos avançando com o programa para reforçar nosso compromisso de contribuir com o desenvolvimento do estado e melhorar seus indicadores sociais por meio da educação e qualificação”, declara Humberto Soares, presidente da Equatorial Piauí.
O Escola de Eletricistas é voltado para jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva nas categorias “B” ou “C”. As oportunidades contemplam além de municípios do PIauí, também do Amapá, Goiás, Maranhão, Pará e Rio Grande do Sul. A seleção dos candidatos seguirá um processo estruturado, sem vínculo empregatício, e os aprovados em todas as etapas serão convocados para a formação.
Os cursos serão ministrados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O edital já está disponível no site https://escoladeeletricistaseqtl.com.br, e as inscrições podem ser realizadas até 30 de abril, exceto para a segunda turma do Amapá e a turma em Bom Jesus-PI, que poderão ser realizadas até 31 de maio.
Novidades da edição 2025
Nesta edição, o programa trará como diferencial a oferta de novos cursos de qualificação técnica, além de um acompanhamento de empregabilidade. O objetivo é mapear a trajetória profissional dos alunos formados e identificar oportunidades de aprimoramento.
Segundo Alessandra Silvestre, Superintendente de Atração Desenvolvimento e Cultura do Grupo Equatorial, o principal propósito do Escola de Eletricistas é capacitar profissionais para atuar no setor de energia elétrica, promovendo a inserção qualificada no mercado de trabalho e impulsionando a transformação social.
“Nosso projeto transforma vidas ao estimular a empregabilidade e potencializar o desenvolvimento profissional dos participantes. Por meio da educação e da qualificação, criamos oportunidades para que cada aluno descubra e alcance seu pleno potencial”, destaca Alessandra.
Metodologia e etapas do processo seletivo
O curso terá uma carga horária semanal de 40 horas, totalizando 520 horas de capacitação técnica, incluindo 112 horas voltadas ao desenvolvimento comportamental. A trilha de aprendizado busca fortalecer habilidades como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e planejamento de carreira.
O processo seletivo será realizado em etapas eliminatórias e classificatórias. A lista de candidatos aptos para a participação no programa será divulgada no site https://escoladeeletricistaseqtl.com.br, conforme o cronograma estabelecido no edital de cada município.
Escola de Eletricistas em números
Desde sua criação, em 2022, o Programa Escola de Eletricistas do Grupo Equatorial já formou 1.607 profissionais para atuar no setor elétrico, dos quais 833 foram contratados, em última pesquisa e mapeamento de contratação realizado em fevereiro de 2025. Dessa forma, a iniciativa continua impulsionando a empregabilidade e fortalecendo a formação de profissionais qualificados.
O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente aos seguintes:
✅ ODS 4 – Educação de qualidade
✅ ODS 1 – Erradicação da pobreza
✅ ODS 5 – Igualdade de gênero
✅ ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
✅ ODS 10 – Redução das desigualdades
Fonte: cidadeverde.com