Em Lagoa do Sitio, a eleição para conselheiros tutelares transcorre com tranquilidade, mas em algumas seções com grandes filas para votar. O Portal Lagoa do Sitio em Foco apurou que uma situação bastante relatada tem sido a demora, no mínimo, 30 minutos para que os eleitores consigam votar. No município os eleitores vão às urnas para a escolher 5 membros do Conselho Tutelar, entre os 6 candidatos.
Eleitores que estão em situação regular na Justiça Eleitoral podem votar normalmente. Para exercer esse direito, basta se apresentar com CPF, documento original com foto (físico ou eletrônico) e comprovante de residência. Jovens entre 16 e 17 anos também podem votar. Para isso, os mesmos documentos precisam ser apresentados, com o comprovante de residência associado ao nome dos pais ou responsáveis legais. A votação não é obrigatória.
“É uma contribuição que a gente dá à sociedade escolhendo bem aqueles que vão cuidar das nossas crianças e trazer uma representatividade. Mesmo não sendo obrigatório votar, acho importante participar. Mesmo com o calor, a necessidade ultrapassa essa pequena dificuldade”, disse um dos votantes.
“Não houve ocorrência maior e estamos fiscalizando de perto. A lentidão para votar existe, pois a população acabou optando por vir mais pela manhã, mas pedimos paciência. De toda forma, vamos garantir que todas as pessoas tenham direito a voto. Os portões fecham às 17h, mas as pessoas que tiverem dentro das seções terão o voto garantido”, destacou a comissão
A apuração inicia logo após o fechamento dos portões e, em Lagoa do Sitio, será na Unidade Escolar Mariano Rabelo De Sepúlveda.
Pela primeira vez, a eleição para a escolha de conselheiros tutelares é realizada em todos os municípios brasileiros, na mesma data. Ao todo, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), serão escolhidos 30,5 mil conselheiros entre os candidatos para os postos.