O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta sexta-feira (5) investimentos de R$ 10 milhões para a área de segurança pública no Piauí e apresentou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II), referente as políticas de enfrentamento e prevenção à violência contra as mulheres. A solenidade aconteceu no Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Piauí, em Teresina.
Além disso, foram anunciados os recursos destinados para a construção de uma Casa da Mulher Brasileira no município de Parnaíba, Litoral do Piauí. Assim, o estado contará com quatro casas da mulher, sendo as demais localizadas em Teresina, Picos e São Raimundo Nonato. Esses espaços têm como objetivo atender mulheres em situação de violência.
“Foi um consenso técnico, já que Teresina tem uma casa em fase final, nós temos equipamentos adequados para Picos e São Raimundo Nonato e agora nós estamos destinando essa para Parnaíba, de modo que nós temos esses investimentos do Ministério da Justiça com o Ministério da Mulher”, declarou o gestor.
Na oportunidade, Dino entregou oito novas viaturas, armamentos e equipamentos de segurança destinados à Patrulha Maria da Penha e delegacias especializadas no atendimento às mulheres.
O ministro ressaltou que o Piauí possui, à sua disposição, R$ 80 milhões em recursos do Ministério da Justiça.
Ainda em Teresina, o ministro participou do Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais (Enneguam. Flávio Dino também afirmou que as guardas municipais serão incorporadas no sistema nacional de segurança pública.
Fonte: g1 Piauí