A expressão “um xêro” é marca registrada do Nordeste e uma perfumaria nacional resolveu usá-la para homenagear os nove estados da região no Dia do Nordestino, comemorado nesta terça-feira (8).
A campanha d’O Boticário marca a data com o tema “Um Xêro, só no Nordeste!”, exaltando a maneira única como o povo nordestino se expressa. E mostra influenciadores dos estados da região compartilhando histórias de afeto, saudade e orgulho – tudo aquilo que faz do “um xêro” um gesto tão simbólico.
O objetivo da ação é reforçar que, desde 2018, quando a marca começou a comemorar o Dia Nordestino, encontrou um jeito ainda mais especial demandar “um xêro” à população, um carinho e um abraço por meio de produtos.
Os depoimentos reforçam a riqueza cultural da região e mostram que, para a perfumaria que nasceu no Sul do Brasil, o Nordeste representa um lar repleto de boas histórias a partir de essências especiais, que foram transformadas em fragrâncias, que ganharam forma a partir de verdades contadas por pessoas nativas do Nordeste, na força e alegria de viver do povo, enfatizando a conexão da empresa com a terra e a cultura nordestina.
O Piauí foi representado pelo professor de história e influencer Claudean Araújo do Piauí, teve a missão de traduzir o que é “um xêro” e compartilhar esse sentimento com seus seguidores, criando uma onda de amor que vai além das fronteiras regionais.
“Aqui somos terra do Sol, que ilumina não só nossas incríveis paisagens, mas também o coração do nosso povo! E pra você, o que é que só tem aqui no Nordeste?”, comenta Claudean no vídeo em suas redes sociais.
Além disso, o destaque vai para a fábrica em Camaçari(BA), que foi a primeira fábrica de cosméticos no Brasil a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), reafirmando o compromisso da marca com o planeta.
“Há mais de cinco anos, homenagear as belezas das terras e do povo nordestino é motivo de grande celebração para a nossa marca. Nossa conexão intensa com a cultura, economia e a expressão da beleza da região também materializam a nossa forma de falar de amor no Boticário. É por isso que trouxemos uma campanha tão afetiva e autêntica para marcar o 8 de outubro, falando de uma expressão tão linda e representativa para o Nordeste e, ao mesmo tempo, para nossa marca. ‘Um Xêro, só no Nordeste!’ é a nossa maneira de homenagear cada nordestino”, destaca Jacqueline Tobaru, diretora de marketing regional do Boticário.
Dia do Nordestino
De acordo com a Agência Senado, uma lei municipal da cidade de São Paulo (Lei 14.952, de 2009) instituiu o Dia do Nordestino. Até 2019, a data foi celebrada em 8 de outubro na capital paulista. Mas, naquele ano, uma nova lei municipal (Lei 17.145, de 2019) alterou a homenagem para 2 de agosto. A data faz referência ao dia de morte do cantor, compositor e sanfoneiro Luiz Gonzaga (1912-1989). Conhecido como o Rei do Baião.
Para se tornar uma data nacional, o projeto de Lei ainda tramita no Senado Nacional. Na semana passada foi incluída na pauta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, onde estava parada desde maio do ano passado. A relatora é a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB).
O Projeto de lei foi apresentado pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA) ainda em 2022. O PL 2.755/2022 que institui a data comemorativa anual no dia 8 de outubro foi escolhida em homenagem ao poeta, teatrólogo, músico e compositor Catulo da Paixão Cearense. Conhecido como o Poeta do Sertão, o maranhense Catulo nasceu em 8 de outubro de 1863 em São Luís.
Fonte: Cidade Verde