
Três presos, identificados como Matheus dos Santos Nascimento, Thiago Florêncio da Silva e Alan Francisco da Conceição Sales, conseguiram escapar da penitenciária Professor José Ribamar Leite, em Teresina no último sábado (12). Os presos utilizaram uma “corda de lençóis” para alcançar e cortar a tela de proteção e pular o muro do presídio. A informação foi confirmada pela Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus)
A fuga ocorreu por volta das 15 horas e a informação chegou a aparecer em grupos de redes sociais. Os detentos, que estavam nas celas do pavilhão B, pertenceriam a uma mesma facção criminosa.
Maria da Conceição da Silva Araújo, ativista dos direitos humanos, manifestou preocupação e solicitou informações sobre o ocorrido através de uma carta direcionada à Sejus nessa segunda-feira (14). Ela destaca a importância da transparência em relação à execução das penas e aos procedimentos no sistema penitenciário.
Na carta, Maria solicitou esclarecimentos sobre:
A) Quantidade de fugitivos.
B) Nomes dos fugitivos.
C) Pavilhão e celas onde se encontravam.
D) Se foram recapturados.
E) Em caso de recaptura, se passaram por exames de corpo de delito.
“Como é a sociedade que é responsável pela prisão do cidadão, então a sociedade tem o direito de saber como anda a execução das penas dos condenados”, enfatiza a ativista.
A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) emitiu nota nesta terça-feira (15) confirmando a informação de fuga que já circulava em grupos. O órgão se limitou a informar que medidas para a recaptura dos três presos já estão em andamento.
“As forças de segurança já foram informadas e estão em diligências para a recaptura dos fugitivos. A Sejus também abrirá o procedimento de sindicância para investigar e apurar as circunstâncias do incidente”, diz trecho da nota.
Veja íntegra da nota da Sejus
A Secretaria da Justiça por meio da Diretoria de Unidade de Administração Penitenciária (Duap) informa que, na noite desse sábado (12), os presos Thiago Florêncio da Silva, Alan Francisco da Conceição Sales e Matheus dos Santos Nascimento empreenderam fuga da Penitenciária Professor José de Ribamar Leite, em Teresina. As forças de segurança já foram informadas e estão em diligências para a recaptura dos fugitivos. A Sejus também abrirá o procedimento de sindicância para investigar e apurar as circunstâncias do incidente.
Para denúncias sobre o paradeiro dos fugitivos e mais informações, a população poderá ligar para o 86 99488 8133 (Duap/Sejus) ou o 190.
Veja na íntegra a carta de Maria da Conceição da Silva Araújo:
“Eu, Maria da Conceição da Silva Araújo, acabei de receber uma informação de que aconteceu uma fuga na Casa de Custódia, no sábado, por volta das 15 horas. Achei estranho não ter sido veiculado na imprensa, ao que me parece está tudo sob o silêncio. Como é a sociedade que é responsável pela prisão do cidadão, então a sociedade tem o direito de saber como anda a execução das penas dos condenados. Em nome da sociedade Civil Organizada que represento como Coordenadora de Articulação Institucional do Movimento Nacional de Direitos Humanos, peço que me informem: A) Quantidade de fugitivos. B) Nomes dos fugitivos. C) Pavilhão e celas onde se encontravam. D) Se foram recapturados. E) Em caso de recaptura, se passaram por exames de corpo de delito. Atenciosamente, Maria da Conceição da Silva Araújo.”
Com cópia para: Dr. Rafael Tanta Fonteles – Governador do Piauí. Presidente do Conselho Penitenciário do Piauí – Dr. Romulo Plácido. Dr. Macau – Juiz da Execução Penal. Dr. Jacinto Teles – Conselheiro Penitenciário. Coronel Carlos Augusto – Secretário de Estado da Justiça. Dra. Regina Sousa – Secretaria de Estado da Assistência Social.
Fonte: Portal AZ