
O governador Rafael Fonteles alterou o decreto que declarou a emergência provocada pela seca no estado e ampliou por mais seis meses o prazo da situação de calamidade. A decisão foi oficializada no Diário Oficial suplementar publicado na noite da última quarta-feira (30).
O documento mantém as 129 cidades que já estavam em estado de emergência e determina que o novo decreto se estenderá do início de abril ao início de outubro. O primeiro decreto estabelecia o prazo de 90 dias para a emergência.
O decreto considera “a ocorrência de secas em todo o território devido à irregularidade das chuvas e à redução dos volumes hídricos em barreiros, rios e riachos, especialmente na região centro-norte, na divisa com o estado do Ceará, bem como nos municípios das mesorregiões sudoeste e, sobretudo, sudeste, além das perdas agrícolas enfrentadas pelos pequenos produtores, constata-se a configuração da seca verde, com intensidades variando entre moderada e grave em 129 municípios”.
A perspectiva de especialistas é que a seca que atinge quase todo o estado deva se agravar nos próximos meses.
Conforme dados do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas (ANA), a ocorrência de chuvas abaixo da média nos últimos meses fez com que os municípios do Sudeste piauiense saíssem da classificação de seca moderada para seca grave.
Fonte: cidadeverde.com