O Conselho Regional de Enfermagem no Piauí (Coren-PI) decretou interdição ética das atividades dos profissionais de enfermagem na Unidade Básica Avançada de Saúde no município de São João do Arraial, Norte do estado. A informação foi divulgada pelo conselho nesta sexta-feira (14).
Conforme a decisão, a interdição ética envolve as atividades de enfermagem nos setores de urgência/observação, de procedimentos de enfermagem e na sala de inalação.
A interdição aconteceu após a unidade de saúde ser fiscalizada e notificada. Um procedimento de sindicância do Coren-PI foi aberto. A principal ilegalidade apontada pelo conselho é a inexistência de enfermeiros em todos os turnos. Além disso, foram verificadas inadequações estruturais e de equipamentos.
A interdição continuará, segundo o conselho, “até que sejam atendidos os preceitos legais inerentes à enfermagem e a legislação de saúde, por colocar em risco a segurança e a saúde da população assistida”.
O Coren-PI pontuou que fica assegurada a continuidade da assistência de enfermagem aos pacientes internados ou sob cuidados da enfermagem e o funcionamento do consultório de enfermagem que abrange as ações de Atenção Primária à Saúde nos horários entre 7h e 17h, de segunda a sexta-feira.
Fonte: G1 Piauí