
Uma chuva acompanhada de vendavais provocou alagamentos em ruas e avenidas e quedas de árvores em várias regiões de Teresina no fim da tarde e no início da noite desta sexta-feira (3). De acordo com informações da pluviômetro da RedeColab da Defesa Civil na região Sudeste de Teresina, foram 32 milímetros de chuva registrados em menos de 2 horas.
O Corpo de Bombeiros informou que recebeu o chamado para 12 ocorrências envolvendo queda de árvores, algumas delas, atingindo veículos. Foram três casos de carros atingidos por árvores que foram atendidos pela corporação. Segundo a corporação, não houve registro de feridos ou de danos em edificações.
No bairro Real Copagri, na zona Norte de Teresina, duas árvores atingiram veículos que estavam estacionados e também provocou a queda da fiação elétrica. De acordo com o Supervisor de Dia do Corpo de Bombeiros do Piauí, Capitão Arnaldo Vasconcelos, a ocorrência só foi resolvida após a concessionária de energia Equatorial Piauí suspender o fornecimento elétrico.
“Uma árvore caiu em cima de dois carros e a fiação elétrica dificultou o Corpo de Bombeiros. Nós fizemos contato com a Equatorial e estamos sanando essa situação”, informou ao Cidadeverde.com.
Outra ocorrência com veículo envolveu um carro da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS) na Avenida José dos Santos e Silva no Centro de Teresina. O gerente de Operações de Trânsitos da STRANS, Denys Cleiton, informou ao Cidadeverde.com que o veículo estava a caminho de locais que tiveram problemas com as chuvas quando foi atingido.
“Estava fazendo o deslocamento para fazer o trabalho de verificar vias alagadas e semáforos com defeito, em pane, e aí infelizmente uma árvore caiu sobre o nosso veículo na Avenida José dos Santos e Silva, próximo ao Instituto de Previdência Municipal. Mas felizmente, não tivemos vítima, apenas danos materiais”, relatou.

O Corpo de Bombeiros informou que a árvore não foi retirada do local em virtude da necessidade de perícia do carro, já que se trata de um veículo oficial. Dessa forma, o trânsito na avenida só poderá ser retomado após a perícia ser feita e a árvore retirada da avenida.
Outro registro de queda de árvore ocorreu na PI-112, entre Teresina e José de Freitas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, várias árvores caíram na região, mas a principal foi uma que inviabilizou totalmente o tráfego. Até às 20h52 desta sexta (3), as equipes permaneciam no local tentando fazer a retirada da árvore para desobstruir a rodovia.
Além desse caso, houve registro de quatro árvores caídas em condomínios de Teresina.
Equipes da Secretaria Municipal de Defesa Civil também foram acionadas para fazer a remoção de árvores que caíram. O secretário municipal de Defesa Civil de Teresina, Coronel José Nunes, disse que acompanhou a remoção de uma árvore que caiu na Avenida Centenário, no bairro Itaperu, zona Norte da cidade. Ele disse que não houve registros de pessoas ou residências que tenham sido atingidas por quedas de árvores ou outras intercorrências relativas à chuva.
“Nós atendemos uma ocorrência de uma árvore que caiu na Avenida Centenário, logo após a Praça do Itaperu. Interditou a rua e a gente desobstruiu para que os carros pudessem passar”, disse ao Cidadeverde.com.
Semáforos sem funcionamento
O gerente de Operações de Trânsito da STRANS também informou que a prioridade é a retomada do funcionamento de semáforos que ficaram em pane após a chuva.
“Nossas equipes estão indo ali para a região da Kennedy com a Dom Severino, Joaquim Ribeiro com Miguel Rosa, que são semáforos de cruzamentos um pouco mais em movimento para a gente fazer o controle e operação de trânsito e fazer o reset do semáforo para que volte à normalidade”, disse.

Falta de energia e água em alguns bairros
Alguns bairros registraram queda no fornecimento de energia por conta do temporal. Por conta disso, o fornecimento de água também foi interrompido em parte da capital. A empresa Águas de Teresina informou que, em virtude da falta de energia, houve uma pausa no abastecimento dos bairros das zonas Leste e Norte, mas que vai ser reestabelecida quando o fornecimento for normalizado.
Fonte: cidadeverde.com