O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começará a coletar dados para o Censo 2022 na próxima segunda-feira, 1º de agosto em todo o Brasil. A equipe censitária de Lagoa do Sítio realiza últimos preparativos para o Censo 2022.
Os recenseadores deverão visitar o maior número de residências possível, cobrindo zona urbana e rural, e para isso os profissionais estarão identificados com boné, colete do IBGE, crachá de identificação exposto no colete e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).
A Equipe Censitária do IBGE no município de Lagoa do Sítio é composta por seis (6) membros, um (1) Agente Censitário Municipal – ACM (Marco Noronha) e cinco (5) recenseadores (Hesron Francisco, Amanda Cunha, Ademar JR. Luana Moura e Yolanda Almondes). A equipe é coordenada por uma Coordenadora Censitária de Subàrea (Geógia Lima Verde). Toda a equipe ficará responsável por recensear todos os domicílios e estabelecimentos do município.
Em entrevista ao Portal Lagoa do Sítio em Foco o Agente Censitário Municipal (Marco Noronha) ressaltou: “Por mais de 80 anos, o IBGE vem contribuindo para o Brasil com as suas pesquisas e
mapeamentos. É um instituto de significado ímpar, dada a importância da sua atuação e
dos reflexos que oferece para a sociedade, especialmente para o fortalecimento de políticas
públicas. A missão do IBGE é “retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento
de sua realidade e ao exercício da cidadania”.
O Censo é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e
localidades. Estes dados podem ser utilizados para a definição de políticas públicas em nível
nacional, estadual e municipal. E também como auxílio para a tomada de decisões na área
de investimentos, do setor privado.
Em 2022, o IBGE realizará o XIII Censo Demográfico, que será um “retrato de corpo inteiro”
do País com o levantamento do perfil da população e das características de seus domicílios.
Ou seja, ele nos dirá como somos, quantos somos e como vivemos.
O Censo Demográfico, assim como qualquer censo, tem como uma das etapas primordiais a
coleta de dados. A partir de entrevistas com moradores, o IBGE registra informações sobre
os seus modos de vida. Os dados coletados são relativos ao estado de coisas em uma data específica, isto é, a um retrato da situação naquele momento.”
O que faz um recenseador?
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Então se deslocaram por todo o município buscando fazer o recenseamento de todos os domicílios e estabelecimentos.
Importância do Censo
O IBGE promove o Censo desde 1940 e realiza há cada 10 anos. O último foi em 2010. Devido à pandemia, completou-se 12 anos sem o levantamento
As informações coletadas são confidenciais e não serão individualizadas. Os dados servirão para suprir as políticas públicas dos próximos 10 anos. O levantamento será realizado por meio de um questionário contendo 26 perguntas de cunho econômico, racial, conjugal entre outros assuntos.
Serão dois blocos de perguntas:
- A primeira é identificar as características do morador como emprego, renda, nível educacional, saúde, entre outros, e pela 1ª vez será questionado a respeito do transtorno do espectro autista;
- O segundo bloco é dedicado ao imóvel/domicílio (de que material é feito, acesso à internet, energia elétrica, saneamento básico, etc).
Olá tudo bem? Espero que sim 🙂
Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
Abraços e continue assim.