Um empréstimo de R$ 2 bilhões junto ao Banco do Brasil para o governo do Piauí foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta terça-feira (21). Uma emenda exigindo que os recursos sejam geridos em conta específica foi aprovada pela plenário.
De acordo com a mensagem enviada à Alepi, os recursos serão destinados à viabilização de investimentos nas áreas de infraestrutura de transportes (rodovias e outros modais), mobilidade urbana, obras de urbanização, segurança pública, saúde, infraestrutura hídrica e aporte de capital para empresas estatais ou sociedades de economia mista.
A emenda é do líder da oposição, deputado Gustavo Neiva (Progressistas), a solicitação foi feita em bloco pelos parlamentares oposicionistas e foi acatada pelo relator Francisco Limma (PT) na reunião conjunta das comissões Constituição e Justiça (CCJ) e Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação (CFC) e aprovada na matéria.
A oposição também requereu que o Governo do Estado apresente um plano de trabalho à Alepi, 60 dias após a assinatura do contrato com o Banco do Brasil.
O projeto segue para sanção do Executivo e ainda depende dos trâmites que coloquem a União como garantidora da operação de crédito.
Fonte: g1 Piauí