Os dados estatísticos apontam um controle expressivo no combate à criminalidade em todo o município.
O comandante do Grupamento Policial Militar (GPM) do município, 3º Sargento SERGIO, divulga análise das ocorrências registradas pela PM em toda área do município no primeiro semestre, através de um levantamento com dados estatísticos.
De acordo com os dados registrados no primeiro semestre de 2023, houve um resultado significativo na redução das ocorrências registradas em toda área do GPM. Mostrando uma redução de número de pessoas presas em flagrante por diversos crimes, em relação a anos anteriores, contabilizando de 01 de janeiro a 30 de junho.
A PM lida diariamente com várias situações que envolvem a vida e o patrimônio do cidadão, dentre outros tipos de crimes. Dessa forma, o GPM vem desenvolvendo suas atividades priorizando o direito à vida e segurança do patrimônio do cidadão. Neste primeiro semestre houve um aumento na apreensão de armas de fogo, com relação de anos anteriores, com apreensão de 03 armas de fogo. Essas apreensões de armas colaboraram para diminuição de ocorrências relacionadas com o uso de armas de fogo no município. As solicitações para o atendimento de ocorrências diminuíram em relação ao primeiro e segundo semestre do ano anterior.
Para o comandante da Unidade, 3º Sargento Sergio, os resultados são satisfatórios: “estamos colhendo os frutos da dedicação e compromisso que este Grupamento Policial Militar (GPM) sempre teve com a sociedade do município”. Ressaltando ainda o compromisso da tropa, que está na linha de frente, e trabalha diuturnamente sem recuar, não medindo esforços para garantir o cumprimento da missão.
Segundo o levantamento realizado a partir de 1º de janeiro até 30 de junho, foram registrados os seguintes dados:
– 08 Termos Circunstanciado de Ocorrências (T.C.O.) foram lavrados por cometimento de crimes previstos no Código Penal;
– 03 Termos Circunstanciado de Ocorrências (T.C.O.) foram lavrados por cometimento de crimes previstos em Contravenções Penais;
– 06 Termos Circunstanciado de Ocorrências (T.C.O.) foram lavrados por cometimento de crimes previstos no Código de Trânsito;
– 01 Prisão em Flagrante Delito foi lavrado por cometimento de crime previsto no Código Penal;
– 02 Prisões em Flagrante Delito foram lavrados por cometimento de crimes previstos na Lei Maria da Penha;
– 01 Prisão em Flagrante Delito foi lavrado por cometimento de crime previsto no Estatuto do Desarmamento;
– 01 Prisão em Flagrante Delito foi lavrado por cometimento de crime previsto no Código de Trânsito;
– 03 Armas de fogo apreendidas;
– 04 Armas brancas;
¬– 02 Porção de substância análoga a maconha;
– 08 Motocicletas apreendidas com envolvimento em crimes de trânsito.
A seguir levantamentos de dados com Registros de Comunicação de 0corrência Policial (C.O.P.) para posterior apuração dos crimes:
– 02 Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher;
– 01 Porte Ilegal de Arma de Fogo;
– 05 Acidentes de Trânsito sem Vítima Fatal;
– 01 Tentativa de Homicídio;
– 01 Morte por Choque Elétrico;
– 01 Furto.
Fonte: GPM de Aroazes