Equipes de Saúde da Família por intermédia da Secretaria Municipal de Saúde intensificaram as atividades do Programa Hiperdia que destina-se ao acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes.
As equipes promoveram uma semana de atividades para marcar o Dia de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, 26 de abril, onde tiverem foco no grupo de pacientes portadores de hipertensão arterial, com o objetivo de alertar acerca dos cuidados e conscientizar a população sobre a Hipertensão Arterial.
A enfermeira Irma Caroline destacou que todas as equipes estiveram empenhadas e as ações ,que tiveram caráter educativo, chamaram a atenção sobre o elevado número de pessoas acometidas por esta doença e também conscientizaram à população que além do tratamento medicamentoso, a mudança de alguns hábitos na rotina diária é capaz de transformar o quadro e melhorar a qualidade de vida do hipertenso.
A Secretária Municipal de Saúde, Francinêda Melo, falou a respeito da realização das atividades, assim também como a realização das mesmas.” Chamar a atenção dos pacientes para as comorbidades mais frequentes e prevalentes, prevenindo, promovendo e recuperando a saúde da população foi a proposta das atividades realizadas”, afirmou Francinêda.
A Secretaria de Saúde ainda ressaltou que é possível diminuir o risco de desenvolver ou acelerar o aparecimento da doença ou suas complicações com medidas simples, desde que a população esteja orientada por profissionais qualificados através de ações como essas.