Uma professora achou na mochila de uma criança de 3 anos duas armas antigas em uma escola da rede municipal de Santo André, no ABC paulista.
Segundo a prefeitura, as garruchas foram encontradas por volta das 7h desta quinta-feira (27) em creche de Santo André.
A gestão municipal informou que as armas eram antigas e sem condições de uso.
A GCM (Guarda Civil Municipal) foi acionada, assim como familiares da estudante. Na delegacia, a mãe da criança contou que as armas estavam guardadas no porta-malas do carro da família e seriam utilizadas em uma festa, onde ela se vestiria de Maria Bonita.
No entanto, o irmão da mulher, tio da criança, teria pegado as armas e colocado na mochila, sem saber que era da criança. As garruchas pertenceriam a ele, segundo os responsáveis pela menina informaram ao delegado Gilmar Bessa, titular do 6º DP de Santo André. Os pais da criança foram liberados.
De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), as garruchas estavam em mau estado de conservação, sem munições e não tinham numeração. O caso foi registrado como localização e apreensão de objeto.
A Secretaria de Educação e o Conselho Tutelar afirmam acompanhar o caso.
Segundo a pasta da Segurança, as polícias de Santo André realizaram a apreensão de 112 armas entre janeiro e setembro deste ano. A quantidade é semelhante ao recolhido no mesmo período de anos anteriores. No ano passado, foram registradas 93 apreensões na cidade e, em 2019, 139 armas haviam sido localizadas.
Fonte: Folhapress (Paulo Eduardo Dias)