Vítima é moradora da casa onde a substância química vazou, na noite desta terça-feira (4), no bairro Campos Elíseos. Área foi isolada pelo Corpo de Bombeiros e pessoas afetadas foram levadas para a Santa Casa. Ao menos dois moradores precisaram ser intubados.
Moradores do bairro Campos Elíseos, em Pontal (SP), foram evacuados das casas na noite desta terça-feira (4) por causa de um vazamento de gás tóxico com forte cheiro, segundo a prefeitura.
O secretário de Governo, Abnevaldo Neves Silva, confirmou à EPTV, afiliada da TV Globo, no local, que uma mulher morreu. A suspeita é de que ela era moradora de uma casa de onde a substância química teria sido vazada e de que ela estaria manuseando produtos de limpeza fabricados no local na hora do incidente. As causas, no entanto, serão investigadas.
Além disso, ao menos dois moradores foram intubados e transferidos para hospitais de Sertãozinho (SP) e Ribeirão Preto (SP). Outras duas estão usando cateter de alto fluxo na Santa Casa de Pontal.
Segundo o vice-prefeito e interventor da Santa Casa, João Henrique Dias Pedro, moradores com falta de ar estão sendo levadas ao hospital, que reforçou o corpo clínico para os atendimentos. Até às 23h45, mais de 70 atendimentos foram feitos.
“Está uma cena de guerra aqui. Já acionamos a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Bombeiros”, disse ao g1.
O vice-prefeito também informou ao g1 por telefone que o vazamento começou em uma casa e que as causas eram desconhecidas. “O que chegou para a gente é que há uma casa que está soltando uma fumaça preta, e ela está causando esse reboliço da cidade. O Corpo de Bombeiros isolou a área”.
Moradores procuram Santa Casa de Pontal, SP, após vazamento de gás tóxico na cidade — Foto: Laura Scarpelini/EPTV
Orientação ao morador
As primeiras informações divulgadas pelo prefeito Zé Carlos (PSL), em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, apontam que o produto vazado pode ser amônia ou cloro.
A prefeitura orientou os moradores a usarem máscara de proteção respiratória e a deixarem imediatamente os imóveis, principalmente quem tem dificuldade de respirar ou está sentindo ardência no rosto.
Ainda de acordo com a prefeitura, as casas devem ser mantidas abertas para garantir a ventilação.
Carros de som circularam pelas ruas do bairro com mensagens para orientar as pessoas sobre a situação de emergência.
O ginásio de esportes Adib Damião foi aberto para receber os moradores.
A prefeitura disponibilizou o número de telefone (16) 3953-9999 para informações.
Fonte: G1