
Durante todo o mês de setembro, a Prefeitura de Lagoa do Sitio através das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, desenvolveram projetos e investiram em ações voltadas ao combate e prevenção ao suicídio. Sendo que o dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (O Setembro Amarelo).
Foram desenvolvidas rodas de conversa com os Professores da Rede Municipal de Ensino, oficina para o Público de Trabalhadores e Profissionais da Saúde, palestra com os alunos, e para o encerramento teve blitz educativa, palestra e aula de zumba. As ações tiveram como principal objetivo reforçar a necessidade de falar e discutir sobre saúde mental.
Sobre a Campanha
Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha a favor da saúde mental do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
Suicídio é um problema de todos
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia em todo o território nacional.
Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.
Se informe e ajude
Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe.
Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a a profissional da saúde mental, que vai saber como manejar a situação e tratar desta pessoa.
Veja a seguir alguns momentos:
Roda de conversa com Professores da Rede Municipal de Ensino:


Oficina para o público de Trabalhadores e Profissionais da Saúde:











Palestra com os alunos:






Encerramento da Campanha:


