Dupla de gigantes argentinos foi eliminada nas oitavas de final na edição de 2022.
Pela primeira vez desde 2014, a Libertadores não terá um dos dois maiores clubes da Argentina nas quartas de final. Boca Juniors e River Plate foram eliminados nas oitavas em 2022, encerrando uma sequência de sete edições seguidas com pelo menos um deles entre os oito melhores times da América do Sul.
O Boca Juniors caiu para o Corinthians na terça-feira, ao ser derrotado nos pênaltis em plena Bombonera. A eliminação teve consequências rápidas, e o clube anunciou a demissão do técnico Sebastián Battaglia na quarta-feira.
Tido como um dos favoritos ao título nesta edição, o River Plate foi surpreendido pelo Vélez Sarsfield. Após perder o jogo de ida por 1 a 0, o time de Marcelo Gallardo ficou no empate em 0 a 0 no Monumental de Núnez na quarta-feira e deu adeus à Libertadores.
Até o momento, a Argentina tem dois times garantidos nas quartas de final: Talleres e Vélez, que irão se enfrentar na próxima fase. O país pode ter mais um representante: o Estudiantes enfrenta o Fortaleza nesta quinta-feira para decidir uma vaga.
Veja o retrospecto de Boca e River na Libertadores desde 2015:
- 2015: River campeão
- 2016: Boca chega à semifinal, River cai nas oitavas
- 2017: River chega à semifinal (Boca não participou)
- 2018: Boca e River fazem a final, com o River campeão
- 2019: River chega à final, Boca cai na semifinal
- 2020: River e Boca chegam à semifinal
- 2021: River chega às quartas de final, Boca cai nas oitavas
- 2022: River e Boca caem nas oitavas
Fonte: GE