No mês de maio, o Brasil inteiro entra na campanha Faça Bonito, um mês focado em mobilizar, sensibilizar e informar a população na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Em Lagoa do Sitio toda a Rede de Proteção se uniu em prol de desenvolver ações alusivas a Campanha, iniciando logo cedo com uma caminha simbólica a Campanha, onde participaram alunos, pais, professores, Gestores e profissionais das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente, Cultura, Esporte e Lazer, Conselho Tutelar e CMDCA.
Após a caminha, que iniciou em frente a sede do CREAS, percorrendo as principais ruas da cidade, finalizou na Unidade Escolar Professor José Francisco, onde houve apresentações artísticas, dinâmicas e brincadeiras, trabalhando a temática.
Durante a tarde também foi realizada uma ação na Unidade Escolar Mariano Rabelo com diversas atividades, onde se destacou a apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos da referida Unidade.
18 de maio
A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.