O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do promotor Nielsen Silva Mendes Lima, instaurou procedimento administrativo nesta segunda-feira (25), para apurar supostas irregularidades por parte da Prefeitura de São Pedro do Piauí, representada pelo prefeito Júnior Bill, após a contratação do cantor Wesley Safadão para realização de um show em comemoração ao aniversário da cidade.
O evento em questão está previsto para acontecer no dia 20 de junho de 2022, e a suspeita do Ministério Público é de aplicação irregular de verbas públicas, pois, segundo o promotor, o município enfrenta precariedades em diversos setores. Não foi especificado o valor que será pago a Wesley Safadão, contudo, atualmente o cachê do artista varia entre R$ 350 mil e R$ 500 mil.
O promotor taxou de “lamentável” iniciativas como essas e ressaltou que é comum em pequenos municípios a realização de grandes eventos festivos, que, segundo ele, refletem a velha política do “pão e circo”.
“É fato de conhecimento público a lamentável rotina de altos gastos que alguns pequenos municípios costumam fazer em matéria de festas e eventos, de forma totalmente alheia aos problemas reais da população, cujos gastos acabam se tornando instrumento para alavancar a popularidade pessoal dos gestores, não tendo impacto coletivo relevante, seja econômico, seja, muito menos, social, sendo, na prática, apenas um instrumento de marketing em detrimento e às custas do erário, o que nada mais é do que a reiteração da velha fórmula romana ‘pão e circo’”, destacou.
Diante disso, o promotor Nielsen Mendes Lima determinou que o prefeito Júnior Bill seja notificado, para que em até um dia útil encaminhe os seguintes dados: informações acerca de qual procedimento licitatório foi adotado para a contratação dos eventos que serão realizados no dia 20 de junho, incluindo o show de Wesley Safadão; informações acerca de como se deu a contratação de Wesley Safadão, se a título de prestação direta ou a título de contrapartida em convênio (em caso de contrapartida, indicar, de forma clara e cristalina, o valor total e a origem do recurso, tudo comprovadamente); informações específicas de como e em que valor serão custeados os gastos do evento, tais como montagem de palco, iluminação, som recepção, hospedagem, abastecimento de veículos de artistas ou pessoal de apoio, dentre outros; informações acerca de como está a atual disponibilidade financeira do município para a realização de evento dessa magnitude.
O representante do órgão ministerial também questionou se existe decreto de emergência ou calamidade pública vigente no município. Em caso positivo, solicitou o envio de cópia do decreto. Ele também requisitou cópias de possíveis outros contratos firmados com os artistas que realizarão show no evento do aniversário do município, bem como do seu processo de pagamento (empenho, ordem bancária, notas fiscais, etc.).
Wesley Safadão anunciou show
Durante apresentação no último sábado (23) em Teresina, Wesley Safadão recebeu o prefeito Júnior Bill nos bastidores e anunciou o show em São Pedro do Piauí no dia 20 de junho.
Outro lado
O prefeito Júnior Bill não foi localizado pelo GP1.
Fonte: GP1