A convite da Piauí Níquel Metais, o Portal Sanjoanense esteve na área operacional do níquel, localidade Brejo Seco no munícipio de Capitão Gervásio Oliveira onde é produzido precipitados de níquel e cobalto que atende principalmente industrias de fabricantes de veículos elétricos.
Durante nossa visita nos apresentaram o processo ao qual passa todo o material antes de ser apurado o níquel. Também foi facilmente constatado a preocupação da empresa com a segurança de todos que trabalham no local cumprindo todas as normas de segurança no trabalho e os cuidados com o meio ambiente tornando um ambiente agradável e seguro para todos.
Entre outros compromissos ambientais, o solo usado no processo de extração do níquel passa por melhoramento, adubagem antes de retornar ao meio ambiente, a água é muito valorizada e reutilizada o máximo possível, toda vegetação removida é utilizada em meios para evitar erosão e na fertilização da terra e será realizada a reposição da flora.
A operação da Piauí Níquel Metais já está impactando positivamente a economia da região com a geração de 250 empregos direto e em terceirizadas, sendo 80% de pessoas que residem na região. A tendência é ampliar a estrutura e assim oferecer mais ofertas de empregos.
O Técnico de Segurança José Carlos Alves dos Santos nos repassou as informações sobre as medidas de segurança, o Coordenador de Segurança, Saúde e Meio Ambiente Tennyson Perdigão e o Presidente da Piauí Níquel Metais Guilherme Jácome nos acompanharam durante o passeio.
O níquel é um metal de coloração branco-prateada muito utilizado para fabricação do aço inoxidável, na cunhagem de moedas, de baterias recarregáveis, entre outros usos.
Fonte: Portal Sanjoanense